Top 5 livros que vão auxiliar a aumentar seu foco
Atualmente o foco está se tornando uma habilidade rara em nossa era cheia de distrações (de e-mails a mídias sociais, todos nós temos inúmeras distrações competindo por nossa atenção).
As pessoas e empresas que forem capazes de cultivar o autocontrole necessário para um foco profundo se destacarão da multidão e alcançarão maior sucesso, sem dúvidas.
Trabalho focado – Cal Newport
De acordo com Cal Newport, trabalho focado é a capacidade de ter um foco de alto desempenho em uma tarefa desafiadora, eliminando as distrações.
Assim, você estará mais bem equipado para realizar um número maior de tarefas importantes em menos tempo, independente da profissão que você tenha.
A base do método são 4 regras que ajudam os iniciantes a cultivar essa habilidade:
#1 Trabalhe profundamente Minimize as distrações que estão ao seu redor (deixe o telefone de lado, desligue as notificações de mídia social, feche o navegador de e-mail…), para ter a melhor chance possível de se concentrar totalmente no trabalho que está à sua frente.
A regra é criar um espaço propício ao trabalho profundo e estabelecer limites com antecedência sobre quanto tempo você planeja trabalhar (previsibilidade).
#2 Abrace o tédio Após um período de trabalho intenso, seu cérebro vai precisar de uma pausa! Tire um tempo para dar ao seu cérebro uma pausa do trabalho focado que você está fazendo e descanse. Esta é uma chance importante para o seu cérebro se recuperar e se preparar para se concentrar novamente.
#3 Saia da mídia social Esteja consciente de como você está usando seu tempo livre. Newport recomenda um jejum de mídia social de 30 dias. Saia de todas as suas plataformas de mídia social e, após o período de 30 dias, pergunte-se se a qualidade de sua vida foi substancialmente impactada. Você pode optar por reincorporar uma ou duas das melhores plataformas, mas, no geral, pode descobrir que a mídia social não é a maneira mais eficaz de manter contato com os entes queridos nem a maneira mais tranquila de passar o tempo de lazer.
#4 Drene o trabalho raso Seu tempo geralmente é dividido entre o trabalho “profundo” e o “raso”. O trabalho superficial (coisas como navegar na web em vez de trabalhar em um projeto urgente) é satisfatório no momento, mas a longo prazo não o ajudará a alcançar seus objetivos. Agora, esteja ciente de que você não poderá fazer um trabalho profundo o dia todo. Em vez disso, use um planejador ou caderno para gerenciamento de tempo para bloquear pedaços de tempo que serão usados para o trabalho profundo que você deseja realizar.
Conclusão: No geral, as ferramentas descritas neste livro irão te ajudar a usar seu tempo de forma mais eficaz em sua vida diária. Quando você parar de procrastinar enquanto trabalha, descobrirá que pode realizar mais em menos tempo e será encorajado a ver o quanto pode realizar quando se concentra em janelas de tempo de alto desempenho.
A arte de Fazer acontecer – David Allen
David Allen é um consultor de produtividade. Sua empresa de coaching, fundada na década de 1980, ajudou inúmeras pessoas e empresas a desenvolver bons hábitos de vida e de trabalho.
O livro a arte de fazer acontecer traz alguns ensinamentos sobre o foco:
Base: Interrupções e distrações são inevitáveis. A questão não é como se livrar deles, mas sim como lidar com eles de forma eficaz. Allen fornece a seus leitores um conjunto de maneiras tangíveis de lidar com essas distrações, para que elas não atrapalhem seu foco e o impeçam de alcançar seus objetivos.
#1 O Sistema de listas. A utilização de várias listas de tarefas dentro de um sistema que separa sonhos, objetivos, vida e trabalho.
Assim, quando você estiver trabalhando e algo lhe vier à cabeça (como “comprar leite” no caminho do trabalho para casa), você pode anotar imediatamente. Isso evitará que você se distraia com esse pensamento e permitirá que você continue em qualquer tarefa que esteja à sua frente.
#2 Dividindo em Partes Menores. Para cada uma dessas tarefas da lista de tarefas, o que significa quando está “concluída”? Claro, “comprar leite” é um item bastante direto da lista de tarefas; mas que tal “começar um negócio de fotografia” ou “planejar nosso casamento”? Esses são objetivos maiores que levarão mais tempo para serem alcançados. Você precisará dividi-los em etapas menores que podem ser incorporadas à sua vida diária.
Allen ensina como dividir metas em etapas acionáveis. Assim, você acabará fazendo menos porque não perderá tempo com detalhes sem importância. Como você está fazendo menos, também levará menos tempo para atingir seus objetivos. Isso, por sua vez, o estimulará a parar de procrastinar outros objetivos que você tem na vida. É um efeito de bola de neve – quanto mais você faz, mais animado e confiante você sente que pode realizar mais. Além disso, ao dividir as metas em etapas, você pode revisar onde está e o final de um determinado período de tempo, seja no final de cada dia ou no final da semana.
#3 Consciência das suas distrações. No livro, Allen diz: “Se você não prestar a devida atenção ao que chama sua atenção, isso exigirá mais atenção do que merece”. Este é um princípio básico que ele usa ao longo deste livro. Se você não estiver consciente de si mesmo e das distrações que encontra regularmente, não conseguirá deixá-las de lado e melhorar seu autocontrole.
#4 Ordenando seu espaço. Finalmente, o livro enfatiza a necessidade de ser disciplinado com a desordem. Afinal, se seu espaço está desordenado, como você espera que sua mente seja clara e produtiva? Reserve algum tempo para limpar sua mesa, conta de e-mail, casa e qualquer outro espaço. Por mais básico que isso possa parecer, é um hábito importante a ser incorporado à sua vida diária.
Única coisa – Jay papasan e Gary Keller
Este best-seller nº 1 do Wall Street Journal gira em torno de uma pergunta: “Qual é a ÚNICA coisa que posso fazer, de modo que, ao fazê-la, todo o resto se torne mais fácil ou desnecessário?”
Keller recomenda focar esta questão tanto no nível macro quanto no micro. Em um nível macro, qual é a única coisa que permitirá que você alcance seu objetivo? E em um nível micro, qual é a única coisa que você pode fazer hoje para chegar mais perto disso?
Princípio da única coisa
Escalar uma montanha requer ir passo a passo. Da mesma forma, alcançar seus maiores objetivos é resultado de um trabalho constante e consistente. É preciso muito trabalho para chegar ao topo da montanha, mas uma vez que você saiba como é o topo da montanha e tenha um mapa confiável que o levará até lá, você pode ter certeza de que será capaz de alcançá-lo.
Dizendo não.
Colocar em prática o princípio da “única coisa” significa aprender a dizer “não” a muitas coisas. Mas, na realidade, dizer “não” às distrações da vida permitirá que você libere seu tempo para as tarefas importantes. Todo mundo tem uma área da vida em que é excepcionalmente bom. Quando você diz “não” para as coisas que não são o seu forte, você se liberta para ser o melhor que pode ser. Isso mudará a maneira como você lida com o gerenciamento do tempo e o liberará para realizar o que realmente importa na vida. Ao se debruçar sobre essa questão central, você se preparará para atingir seu maior potencial em todas as áreas do trabalho e da vida.
A diferença de importância das coisas.
Keller também lembra ao leitor que nem todas as áreas da vida são de igual importância. Existem tantas partidas de futebol que você poderá assistir sua filha jogar, sua saúde durará mais se você cuidar de si mesmo e seu relacionamento com seu parceiro for uma prioridade. Por outro lado, se você perder um prazo no trabalho, o mundo continuará girando. O gerenciamento do tempo de aprendizado não fará muito por você a longo prazo se você não souber o que priorizar. Vida e trabalho não são iguais; não sacrifique momentos preciosos da vida para deixar seu chefe feliz.
Consistência – a vida é uma maratona
O livro nos lembra que os resultados não acontecem da noite para o dia. Eles acontecem quando você se aplica consistentemente ao crescimento pessoal.
O principio 80/20 – Richard Koch
O princípio 80/20, também conhecido como Princípio de Pareto, é um princípio amplamente aceito nos negócios que diz que 80% dos resultados são resultado de 20% do trabalho.
Em seu livro, Richard Koch adota esse princípio e ensina o leitor a examinar sua vida diária e aprender a se concentrar nas áreas de alto desempenho. Este princípio é especialmente relevante para qualquer empreendedor empregar ao examinar sua startup e aprender como gastar menos tempo trabalhando enquanto obtém melhores resultados.
O método
O primeiro passo é identificar os 20% principais do seu trabalho que são responsáveis por 80% do seu resultado. Em seguida, mude seu foco para esses 20%. Acompanhe os resultados durante um período de tempo e veja o que acontece. Além disso, aprenda como começar a fazer menos dos 80% do trabalho que resulta em apenas 20% do resultado desejado.
Aplique este mesmo princípio na vida. Concentre-se nos 20% dos relacionamentos que lhe trazem a maior alegria. Passe mais tempo com essas pessoas e aprenda a dizer não às pessoas que compõem 80% dessa equação.
Leia os livros de que gosta, em vez daqueles que acha que “deveria” ler. Passe menos tempo nas contas de mídia social que o estressam ou o deixam triste. Sua vida diária será transformada quando você aplicar esse princípio geral, examinando criticamente onde deseja concentrar seu tempo e energia e, então, fazer mais disso e menos de todo o resto.
The focus project
Este livro se baseia em um conselho atemporal.
Sempre pensei que a multitarefa era um ingrediente-chave para o sucesso garantido, mas não mais. Estar ocupado não significa ser produtivo.
Este livro é uma leitura essencial para quem busca quebrar o vício do caos e viver uma vida mais focada e com propósito.
O livro traz uma mistura de experiências da vida real, sagacidade e sabedoria, tornando uma leitura agradável que vale a pena revisitar várias vezes.
Algumas das questões que você se deparará na leitura:
Você já sentiu que passa o dia inteiro realizando milhares de tarefas, mas no final do dia não está nem perto de seus objetivos do que estava no começo?
Você sente que não tem tempo para relaxar ou pensar profundamente porque está fazendo muito?
Você tem procurado uma maneira de priorizar com eficiência as tarefas que sobrecarregam sua vida para fazer mais fazendo menos?
Se essas três perguntas ressoaram em você e você gritou SIM para o mundo ouvir, então…Você precisa do Projeto Focus!
Esse livro é fundamental para quem deseja passar seus dias realmente alcançando seus objetivos e, ao mesmo tempo, aproveitar todas as experiências maravilhosas que a vida tem a oferecer. Assim, você aprenderá como se concentrar em todas as áreas da sua vida. Desde focar na gratidão à família e amigos até relacionamentos e saúde física.
Eu o encorajaria a aprender mais sobre este livro se você luta para encontrar tempo, para ter paz de espírito!
O autor dedicou um ano inteiro de sua vida aprendendo as melhores maneiras de manter o foco no que mais importa para ajudar os outros a aprender a parar de preencher seus dias com a conclusão de tarefas que só os deixarão mais para trás.