Por que ser apaixonado… Pelos livros!
Oi pessoal!
Queria tratar, hoje, daquele momento, em que você está sentado em seu canto favorito, com uma xícara de chá fumegante ao lado, olho para a prateleira de livros repleta que lhe acompanha nesta jornada de vida.
É sobre aquela gratidão que vem em uma arrebatadora onda, nesse exato instante.
Uma gratidão profunda por estes maravilhosos companheiros de papel e tinta que, silenciosos e incansáveis, aguardam pacientemente que suas páginas sejam folheadas. E assim, em meio à contemplação, percebemo-nos confessar um amor profundo e apaixonado, pelos livros!
Eu sei, pode parecer estranho confessar tal afeto por objetos inanimados, mas permitam-me explicar. Veja, para mim, livros não são meros objetos. Eles são universos encapsulados, com personalidades, emoções, sabedoria e lições infinitas. Eles são portais para outros mundos, tanto aqueles que existem quanto aqueles que vivem apenas na imaginação.
Um dos maiores motivos que me conduzem na formação da minha biblioteca particular, que hoje supera os 920 livros, é o desejo de poder repassar aos meus filhos tanto conhecimento e sabedoria materializadas em um conjunto de livros. Essa curadoria na escolha de cada um, tenha sido lido ou não, integra boa parte daquela felicidade que me toma ao contemplar a estante.
Sem os livros, a vida seria como comer uma pizza sem queijo, ou assistir a um filme sem pipoca, ou ainda um aniversário sem bolo. Absurdo, não é mesmo? Eles trazem tempero e cor à nossa existência, nos ensinam sobre o mundo, e sobre nós mesmos. Nos empurram para fora de nossas zonas de conforto e, simultaneamente, nos fornecem um refúgio seguro.
Por exemplo, há uma beleza em saber que você pode explorar os mistérios profundos de um mundo fictício ou ser guiado através de complexidades científicas em um dia chuvoso, tudo isso aconchegado no seu canto favorito. E, não importa quantos livros você leia, cada um deles oferece uma nova perspectiva, uma nova lente através da qual você pode ver o mundo. Muitas vezes o mesmo livro nos proporciona isso, com uma segunda leitura.
Acredito que, ao ler, nos tornamos eternos aprendizes, navegando pelo vasto oceano de conhecimento que nossos antecessores deixaram para nós e que os pensadores contemporâneos estão constantemente expandindo. Nós evoluímos, crescemos, nos transformamos. E essa, caros amigos, é a beleza de se apaixonar pelos livros.
Então, venha comigo, pegue seu livro, encontre um cantinho confortável e embarque nessa viagem literária de descoberta e encantamento. Porque uma vez que você se permite mergulhar neste mar de letras e palavras, você percebe que há todo um universo de possibilidades apenas esperando para ser explorado. E acredite em mim, é uma viagem que vale cada página.