Como ler mais?

Como ler mais?

Julho 4, 2023 1 Por Gustavo Fonseca

 

Como ler mais 

 

Eu penso que um bom mínimo para ler é um livro por semana (isso seria realmente muito bom). Há muitas pessoas que podem ler mais de cem livros em um ano. O brasileiro lê em média 1 livro por ano. Já o americano, lê em média 4 livros por ano.

 

Existem várias maneiras ruins de aumentar seus números de leitura:

– Você pode ler apenas livros curtos;

– Ler livros que estão bem abaixo de sua capacidade de leitura;

– Ler resumos de livros

DETALHE:  você deve querer ler mais porque ajuda você a se desenvolver como pessoa. Você aprende coisas novas, desenvolve novas habilidades e expande sua mente.

 

Para ler mais:

 

Primeiro: a motivação.

 

Pergunte a si mesmo: por que estou fazendo isso? Essa pergunta é importante para você quer descobrir a sua motivação. Será que é apenas porque você deseja ver um número maior em sua conta do Goodreads do que realmente ler?

Será que se tornou um projeto de vaidade para você? Saiba, projetos de vaidade são traiçoeiros e difíceis de sustentar.

 

Uma motivação realmente boa para querer ler mais, é aquilo que o motiva, seu projeto, seu ideal ou propósito. Tenha sempre isso em mente ao tentar ler mais. Ter um objetivo é sempre uma motivação poderosa no final.

 

 

Segundo: variedade.

Como você está tentando ler mais, é importante buscar variedade. Eu normalmente busco a variedade de duas maneiras: gênero e formato.

Atualmente estou lendo 5 livros simultaneamente, cada um bem diferente do outro. Assim, com essa variedade de livros, sou capaz de manter o interesse por períodos mais longos, mesmo que se ficar entediado com um livro, pois posso simplesmente mudar para outro e isso significa mais tempo durante o dia realmente lendo.

Sobre o formato, estou mencionando pois preciso ser transparente com vocês, mas particularmente, gosto apenas de livros físicos. Apesar de para mim ser assim, você pode se adaptar a livros digitais e até mesmo e livros em áudio, apesar de haver discussão se livros em áudio contam como leitura. Prefiro nem entrar nesse debate agora, mas acho que não.

Importante você ser estratégico sobre quais livros são lidos nesse ou naquele formato. Faça assim: para livros onde você vá fazer muitas anotações prefira livros físicos. Já para leituras mais leves, há muitas pessoas que preferem seu e-reader (Kindle, iPad e outros)

 

 

Terceiro: local de leitura.

Há pessoas que gostam de ler sempre no mesmo lugar. Seja em uma mesa, seja em uma poltrona, o fato é que cada um tem um local preferido. Experimentei tanto a manutenção do lugar quanto a variação e o que descobri é que muitas vezes, quando está perdendo o fôlego na leitura, uma mudança de ares é muito boa!

Outro ponto importante é sempre ter um livro em circunstâncias que precisará esperar. Acredite, é bem melhor que ficar dando scroll nas redes sociais.

Além disso, a leitura torna aquele momento que seria basicamente perdido em algo mais produtivo. Além de melhorar a qualidade daquele tempo, você irá gastar mais tempo por dia lendo.

 

Quarto: as anotações.

 

Vamos falar sobre fazer anotações. Eu risco mesmo, anoto, marco e faço todo tipo de reflexão ficar registrada ali. Sei que há quem, inclusive, use as primeiras páginas dos livros pra fazer um sumário dessas notas.

Saiba: fazer anotações é uma poderosa ferramenta para entender a sua leitura, mas sem exageros, as anotações não podem virar uma obsessão, tornando a leitura algo em segundo plano.

Como já disse acima, há vários tipos de obras, umas que comportam essas anotações e outras que você vai apensas desfrutar a leitura, pelo amor aos livros.

De qualquer forma, independente do tipo de livro, se houver uma citação que se destaca, você pode apenas colocá-lo no seu caderno de leituras, ou no aplicativo que você usa para registrar essas passagens. Com certeza, achar frases, pensamentos ou ideias interessantes vão estimular ainda mais sua leitura.

 

Quinto: o mais simples e mais difícil.

Parece contraditório, mas não é: o mais simples e provavelmente o mais difícil de seguir, a eterna luta em encontrar tempo para a leitura. Sim, as tarefas e compromissos vão apertando a agenda e, facilmente, a leitura fica para a última opção da lista.

Aqui há um pequeno hack que funciona muito bem. Leia logo cedo, seja 10 minutos ou uma hora, antes de iniciar seus afazeres, comece seu dia com a leitura.

Eu, particularmente, começo com os exercícios e a partir daí, após um bom banho frio, começo um período de pelo menos meia hora de leitura, geralmente as 6 horas da manhã, longe das mensagens e notificações de celular.

Creia, formar esse hábito fará toda a diferença pois levará você firme no caminho da CONSISTÊNCIA.

Para algumas pessoas funciona melhor de formas diferentes, como um período antes de dormir (para mim não funciona pois acabo pegando no sono) ou mesmo separando um bloco de tempo na agenda durante o dia.

O importante aqui é estabelecer um hábito e focar na manutenção dele.

Como muitas pessoas, você pode estar pensando que no seu caso não é possível, pois não tem tempo para ler, já há questões do trabalho ou família, ou mesmo da vida. Sem dúvidas há circunstâncias que podem ser verdadeiras, mas, para a grande maioria das pessoas eu apostaria que há muito tempo desperdiçado esperando sem fazer nada, nas redes sociais, jogos de celular ou qualquer coisa que prende nossa a atenção.

Pense no que você deve eliminar da sua vida se você quiser ler mais. Quantos livros você pretende ler no ano? Então você precisa pensar nas coisas que você está fazendo atualmente que roubam seu tempo.

Eu, por exemplo, eliminei praticamente a totalidade do tempo gasto assistindo TV (fico restrito a alguns jogos de futebol e um ou outro filme), até mesmo os jogos de videogame também acabei deixando de lado.

Já parou para pensar em quanto tempo você passou assistindo vídeos em seu celular ultimamente? É assustador.

Quanto mais você eliminar (de coisas realmente desnecessárias), menos coisas estarão acontecendo ao seu redor para roubar sua atenção e seu tempo.

Outro ponto importante! Tente encontrar, vez ou outra, momentos para apenas ler um pouco mais do que o número de livros/páginas que você lê realmente. Isso faz aumentar drasticamente o seu resultado final, esticando essa corda. Mas tenha em mente que isso não será fácil de fazer, principalmente porque não gostamos de eliminar distrações, mas também por causa da dificuldade de manter o foco no que está lendo (isso acontece muito no início).

Acredite, mantendo o hábito e sua agenda, sua mente se condicionará a se concentrar na leitura. Tal qual um exercício, nosso corpo se adapta. Sempre ciente: se você simplesmente começar a correr, não será capaz de correr imediatamente uma maratona. Da mesma forma, se você não estiver lendo muito, você pode não ser capaz de ler um livro realmente difícil por uma hora, mas isso não significa que você é incapaz disso, mas apenas que você precisa praticar.

Então é isso! Essas foram as minhas dicas para aumentar sua leitura, comenta aqui sua opinião!

Gustavo

www.segredosdaestante.com